TikTok e as estratégias de marketing

8:48 AM


O que é TikTok?
Uma plataforma focada na produção de pequenos vídeos, de até 15 segundos. O usuário pode gravar o vídeo e editá-lo, inserindo efeitos diversos e ainda acrescentando uma trilha sonora.
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Breve história do TikTok:
O TikTok foi criado na China em 2016 pela Bytedance. Já no ano de 2018 ele foi o quarto aplicativo mais baixado no mundo (pesquisa Sensor Tower) e em agosto deste ano chegou à primeira posição. Até janeiro 60% de seu público era da própria China, mas agora o app tem se popularizado em todo o mundo.

A plataforma atraiu primeiramente os jovens entre 11 e 15 anos, que migraram do Instagram por terem os pais na rede social. Mas agora seu público já está se diversificando. O TikTok vem ganhando popularidade entre celebridades de diversificadas faixas etárias e até influencer nativos do app.
No Brasil, a Bytedance começou a contratação de pessoal para gerir o TikTok no país. Além disso, tem investido em cursos e aconselhamento de carreira para digital influencers do app. No entanto, os anúncios na plataforma ainda são escassos, isso se deve ao público ainda pequeno no país. Mas aí está um mercado potencial para se explorar, quem dominar primeiro a plataforma tem mais chances de se destacar.

TikTok também é considerada uma rede social?
Sim. O app TikTok é considerado como uma rede social porque os usuários podem postar os vídeos, editá-los, adicionar trilhas sonoras e publicá-los na rede para seus seguidores.

Como ganhar dinheiro com TikTok:
Assistir aos vídeos dentro da plataforma é uma das maneiras de ganhar dinheiro no TikTok. Isso porque essa é uma das missões dentro do programa de bonificação. Assistir a 3 minutos de vídeo, por exemplo, gera 2000 rubis. Já ao ver 10 minutos você ganha 3000 rubis e para 20 minutos assistidos são depositadas 5000 rubis.

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TikTok e as estratégias de marketing:
As empresas já estão começando a se conectar neste app e o veem como uma oportunidade para gerar uma aproximação com o seu público, utilizando os recursos disponíveis, principalmente na edição dos vídeos e efeitos visuais.
TikTok Ads:
Além da produção de conteúdo no app, é possível fazer os anúncios por meio do TikTok Ads. O recurso fica disponível por meio de banners, puchs e vídeos publicitários. Os conteúdos aparecerão de forma segmentada, de acordo com as preferências do público (baseando-se na IA, mencionada anteriormente).

O Ads do app promete formatos flexíveis e a possibilidade de criativos mais ousados para contar histórias da marca e inspirar ações com formatos imersivos.
A conta no Ads é criada gratuitamente. É preciso preencher os dados e esperar a equipe de suporte entrar em contato para a efetivação do cadastro. O recurso permite ajustar o orçamento, iniciar e parar de rodar um anúncio quando se desejar. Além disso, os preços ainda são flexíveis, é possível escolher o modelo de otimização (CPC, CPM e oCPC) e pagar de acordo.
Estratégias de marketing em Apps e Redes Sociais que estão em alta:
As marcas devem estar sempre atenta com a faixa etária e a tipo de linguagem que os novos Apps ou Redes Sociais que estão em alta apresentam. Por isso, antes de criar um planejamento de conteúdo estratégico, faça uma pesquisa de target, confirme se a plataforma é viável para sua marca estar presente, criando novos formatos de conteúdos. Afinal, caso contrário, pode não trazer os resultados esperados.


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Exemplos de Grandes Empresas que criaram canais oficiais no TikTok:



Em uma pesquisa de campo, é possível verificar que há vários canais oficiais de grandes marcas bombando no fenômeno TikTok.
https://www.tiktok.com/@mtv
https://www.tiktok.com/@colgate

https://www.tiktok.com/@burgerking
https://www.tiktok.com/@cacaushow
https://www.tiktok.com/@netflix
https://www.tiktok.com/@kitkatbrasil
https://www.tiktok.com/@dentistamusical
https://www.tiktok.com/@avellarapha

https://www.tiktok.com/@alexabrasil

https://www.tiktok.com/@cocacola_japan

https://www.tiktok.com/@cocacolaindochina1

https://www.tiktok.com/@fantarussia

https://www.tiktok.com/@corinthians
https://www.tiktok.com/@avonbrasil

https://www.tiktok.com/@applemusic

https://www.tiktok.com/@marvelstudios
https://www.tiktok.com/@pauloffaustino
Além das grandes marcas e usuários anônimos, os grandes influencers, atores, cantores, celebridades e famosos também estão migrando para o TikTok.

Além de publipost no Instagram, agora você pode investir no TikTok.
"Uma estratégia de marketing bem pensada e estudada é o segredo para os bons resultados de qualquer ação de marketing." - Fonte: Alta Comunicazione.

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