Cinderela - Um sonho que virou realidade ?

7:50 AM

Sapatinho da Cinderela

Boa tarde galeraa tudo bem?
Hoje vou falar sobre o novo filme da Disney, o live action da Cinderela. Se você ainda não viu, tome cuidado pois o post terá spoiler!


Gata Borralheira OriginalPara quem é fã do desenho, desde criança acompanhou as histórias em livros, viu ao desenho e até mesmo suas continuações, vai saber que este filme é de longe um conto sobre a cinderela. Acho muito legal a Disney "dar vida" aos seus desenhos. Adorei o filme da Malévola e achei que mesmo com todas as mudanças que fizeram, ficou muito bem feito e emocionante, mas ao contrário do que todo mundo pensa, o filme da Malévola não era sobre a Bela Adormecida, a história era muito mais voltada para a história da fada Malévola, por isso o filme começa contando sua história, e não da princesinha Aurora.
Quanto ao filme da Cinderela, para quem mais se destinaria a não ser a protagonista e boa moça a Cinderela?!

Gata Borralheira Filme 2015A história começa com Ella e sua família, que não era nobre mas também não eram pobres. No filme, é relatado que sua mãe morre durante sua infância e que no seu leito de morte pede para que Ella prometa-a que será Gentil e Corajosa, ela como uma boa filha, fez a promessa. E assim que se forma a Cinderela mais patética que já vi, sonsa, sem sal, sem brilho, fraca de mais. Ser gentil não quer dizer que terá que engolir sapo o tempo todo e ser corajosa não é somente para desobedecer a madrasta uma vez na vida. A Cinderela original era mais firme, embora ainda fosse muito submissa. Assisti ao filme "Caminhos da Floresta" que também conta uma parte da história da Cinderela, que é muito melhor do que a deste filme. Quanto a sua relação com a família, se mostrava ser tão forte ao ponto de Ella não querer sair da casa, pois também prometera que iria cuidar dela pois nela estavam um pedaço de seu pai e sua mãe. Mas no fim do filme, quando o príncipe chega na casa para leva-la embora, ela facilmente esquece disso e vai com ele?!?! Ficou incoerente, porque colocaram uma justificativa para ela ficar e ainda por cima uma que ela contradiz depois de tudo?


Cate BlanchettA madrasta, como era de se esperar, é um dos personagens mais importantes do filme, mas neste, acho que quiseram "humanizar" mais o papel da mulher que teve que casar-se novamente por necessidade mas não tolerava a sombra da ex-esposa de seu marido rondando pela casa. A primeira imagem da madrasta, estrelada pela sensacional Cate Blanchett, é estoneante, ela é exuberante, linda, poderosa, mas que ao longo do filme vai perdendo todo o seu explendor também. Uma mulher gananciosa e fútil, que fazia festas e jogatinas em sua casa, mas que parecia muito triste por dentro,  parecia estar sofrendo o tempo todo, um sofrimento amargo. Nada comparado a potencialidade da madrasta de Branca de Neve no filme da "Branca de Neve e o Caçador" onde a fabulosa Charlize Theron executa o papel da vilã que fez juz ao seu rótulo de madrasta malvada. 
Madrasta Cinderela e Branca de NeveNo original, por mais cruel que fosse aquela mulher, ela tinha um impacto muito grande e parecia totalmente segura e imponente, digna de uma vilã com toda certeza. Podendo se comparar também ao filme "Espelho Espelho Meu" que a Madrasta é estrelada por Julia Roberts e que fez por merecer seu lugar. De boa moça do Linda Mulher a uma madrasta chata. Mas neste filme, ela foi perdendo todo o seu valor. Quanto as irmãs, acho que estava bem, ridículas mas não feias, superficiais e interesseiras. Estava coerente com sua relevância.


E o gato Lúcifer? E os ratinhos? E o cachorro Bruno? E os passarinhos? Nada disso teve destaque, personagens que só serviram como referencia ao filme original, exceto por Bruno que realmente não foi colocado. Os ratinhos apareceram em algumas cenas bem discretas que poderiam muito bem ter sido cortadas, pois não tinham relevância alguma, mesmo quando ela conta com a ajuda deles para refazer o vestido para o baile.
Gato Cinderela
E o gato, tão cruel quanto a sua dona, tão ruim quanto as irmãs e tão esnobe quanto todos juntos, aquele que sujava toda a casa novamente quando a Cinderela limpava o chão, nada disso, apenas um bichinho de estimação que andava com coleira ainda por cima. Os passarinhos aparecem somente sobrevoando algumas cenas de forma bem sutil, quem conhece o filme original sabe que é uma referencia pois são azuis, mas nada demais.


O príncipe, para começo de conversa achei ele feio e parecia ser bem mais velho do que a
Princípe do Filme Cinderela
Ella, mas tudo bem. O filme deu um pouco mais de destaque para o personagem do que esperava, mostrou seu relacionamento com o pai em uma conversa sobre "amor a primeira vista", parecia ser um moço de respeito e apesar da realeza, demonstrava uma preoucupação com o povo, humildade e simpatia, digno de um bom príncipe e aquele homem dos sonhos de qualquer mulher bonito, rico e bom moço. No filme original não existe a possibilidade de saber como ele é, pois até mesmo no momento em que fica a sós com a Cinderela no baile, não passa o que os dois conversam a noite toda até a hora dela sair correndo.


O filme é feito em forma de narrativa, há alguém que está do começo ao final do livro narrando a história e relatando tudo o que está acontecendo, como se o telespectador não fosse capaz de entender. Mas até que tudo bem, visto que se trata de um filme para crianças propriamente e quem está narrando toda a história é a Fada Madrinha.
Uma fada totalmente sem graça, não conseguiu transmitir para mim toda a magia e brilho que a fada madrinha deveria ter e mesmo estrelada pela excelentíssima atriz Helena Bonham Carter. dAo ficar sabendo da notícia de que ela seria a faa madrinha no filme, eu fiquei maravilhada pois sabia que ela desempenharia um papel de ótima qualidade, entretanto, o enredo ou talvez a direção (que não era do queridíssimo Tim Burton) deixou a desejar. E o momento mais esperado do filme, aquele cuja fada transforma a esfarrapada e suja Cinderela em uma linda e perfeita princesa, foi simplesmente decepcionante. Não houve a canção mais legal do filme "sala catula mexe catula..." somente alguns "bibicthibobibu" para transformar lagartos e gansos (???) em cocheiros. Não era um musical como o filme original, mas certamente não ficaria ruim e daria muito mais graça o momento.

Fada Madrinha Cinderela

Uma parte do filme que foi explorada, foi quando a madrasta ouviu uma conversa com o Duque, que aparentemente seria segredo, sobre o príncipe já estar prometido para uma outra princesa. Uma cena completamente desnecessária visto que mais tarde o próprio rei pergunta ao príncipe se ele acataria sua ordem de casar com aquela princesa prometida. De que valeu esta cena? Apenas para que a madrasta pudesse chantagear o Duque mais tarde? Só que não, pois a chantagem aconteceu de outra forma, colocando praticamente o Duque como o principal vilão do filme, aquele que não queria de forma alguma encontrar a moça que perdeu o sapatinho, o traidor. Se o papel da madrasta tivesse se mantido firme do começo ao fim, não seria necessário modificar o Duque para dar uma incrementada no drama, a perfeita madrasta malvada teria sido o suficiente.

Mas como não há somente coisas ruins, vale a pena falar sobre o vestido e a carruagem, que ficaram LINDOS!! E o sapatinho também ficou muito legal

Cinderela 2015

Caruagem da Cinderela 2015


Acredito que com a genialidade da Disney, o filme deixou muito a desejar, estou adorando a maioria das adaptações dos contos de fadas que estão fazendo par ao cinema, mas Cinderela não merece mais do que 3 estrelas.

Esta foi minha critica/reflexão sobre o filme, se vocês já assistiram, comente aqui qual sua opinião também.

Beijos!!

Me encontre e acompanhe nas redes sociais:



Todas imagens encontradas no Google, Tumblr e Pinterest por mim.
Se alguma imagem for sua, por favor avise-nos
para darmos os devidos créditos.
Fonte: Luciana Vieira.

You Might Also Like

0 comentários